A vivência da Demência
A demência nunca é uma doença de uma Pessoa só.
Quando começam a surgir os primeiros sinais de que algo "não está bem", começa também um percurso atribulado e marcado pela incerteza, desde a obtenção do diagnóstico até aos desafios do dia-a-dia.
Sabemos que ainda não existem meios para travar a progressão da doença, mas existem várias respostas para permitir que a Pessoa com demência e os seus familiares tenham uma melhor qualidade de vida.
Estamos cá para ajudar ao longo dos vários passos deste percurso.
Todos nós já dissemos que andamos mais esquecidos "por causa da idade". Contudo, é importante compreender as diferenças entre o que é expectável no envelhecimento dito saudável e o que pode ser além do que é expectável.
Apesar do diagnóstico só ser feito por um Neurologista ou um Psiquiatra, na Lado a Lado podemos ajudar através da realização de uma Avaliação Neuropsicológica (método complementar de diagnóstico) ou a compreender e a explicar as implicações do diagnóstico.
A Demência é caracterizada pelas mudanças. Na forma como a Pessoa percepciona, interage e utiliza as relações e o seu meio para manter a sua autonomia. Cada situação pode necessitar de uma ferramenta ou estratégia com a qual ainda não se cruzou e que podemos conhecer lado a lado.
Ao longo do percurso podem surgir desafios específicos. Desde o aumento da dependência, de uma possível transição nos cuidados para uma equipa profissional ou da necessidade constante de se adaptar a novas perspectivas sobre a doença. .
Por muito difícil que possa ser, não está só.